As atividades desenvolvidas através da Metodologia do Metaplano organizam o ensino de Matemática na construção de conceitos de números inteiros e suas tabuadas, de números fracionários e das operações de adição, subtração, multiplicação e divisão desses campos numéricos. Essa metodologia inova na medida em que constroem os conceitos de fração e divisão a partir do 1º ano do Ensino Fundamental e permite também que uma tabuada não seja simplesmente decorada, favorecendo a prática de uma Matemática Reflexiva, proposta desta Instituição de Ensino.
O Metaplano é um tabuleiro quadrado com 100 pinos equidistantes entre si e distribuídos simultaneamente em 10 linhas e 10 colunas. As atividades se organizam com o cerco de pinos utilizando “elásticos” em linhas ou colunas individuais ou formando retângulos, quando utilizado mais de uma linha ou coluna. A exploração da figura do retângulo é fundamental no desenvolvimento da Metodologia.
Nas atividades didáticas, as quantidades de pinos cercados com os elásticos possuem dois tratamentos distintos: Em um deles, formando ou não retângulo, cada pino representa uma variável discreta. Já no outro tratamento considera-se o retângulo e os quadrados de menor área no seu interior, com vértice em quatro pinos. Esses quadrados de menor área, no interior dos retângulos, são denominados de “quadradinhos” e representam variáveis contínuas.